Idéia, análise, realização, inicialização, resultado

A importância dos Indicadores de qualidade

Para iniciarmos qualquer abordagem ao tema: Indicadores de Qualidade, é importante que antes o identifiquemos de modo geral.

Os indicadores de qualidade também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho) não são um fim, mas sim um meio, são instrumentos que buscam sintetizar em um único conjunto de informações um valor a ser demonstrado, permitindo assim a medição dos fenômenos entre si ao longo de certo período dentro do âmbito empresarial, o que os tornam valiosas ferramentas, visto que eles identificam comportamentos e tendências e por padrão fornecem dados concretos baseados no desempenho de determinada empresa e/ou organização, permitindo assim a correção de seus possíveis desvios.

O que não é medido não é gerenciado.Robert Kaplan e David Norton, autores da metodologia Balanced scorecard (abreviado BSC, em português: "Indicadores Balanceados de Desempenho").

Um medidor de qualidade apresenta o que está sendo proposto e demonstra se o mesmo está condizente com o resultado final.

Os indicadores acabam-se por se tornar essenciais para um sistema de qualidade, já que sua implantação traz inúmeros benefícios tais como:

  • Maior satisfação de clientes;
  • Redução de custos operacionais;
  • Padronização e garantia de maior eficiência de processos;
  • Organização da empresa.

Indicador de Eficiência

Este por sua vez analisa a produtividade através de determinado software de gestão de produção, por exemplo, com módulos de compra, prazos de entrega, custos e etc.

É importante identificarmos quantas vezes certo procedimento precisou ou precisa ser refeito, ou mesmo o recurso que foi usado nesse procedimento. A partir da analise realizada por este indicador é possível identificar os problemas relacionados a desperdícios, resultando em uma maior produtividade e redução de custos.

Indicador de Eficácia

Medir o grau de satisfação dos clientes é imprescindível para qualquer negocio. Dentro deste preceito, entre os indicadores de qualidade, o indicador de eficácia se torna muito útil e ao mesmo tempo indispensável. Abaixo se listam algumas funções:

  • Realização do feedback, o qual é o ponto de partida para um processo onde o desempenho é avaliado.
  • Pesquisa de satisfação do cliente, na qual é estudada a força do produto ou serviço no mercado;
  • Pesquisa de satisfação na qual é estudada a possibilidade do cliente voltar a comprar ou utilizar os serviços disponibilizados pela empresa, ou mesmo a recomendação de seus serviços para outros;

Indicador de Segurança

Visando a saúde e/ou integridade física do cliente para que a mesma não seja comprometida, são esses indicadores de qualidade que apresentam de forma concreta o desempenho do serviço ou produto que está sendo oferecido. É por intermédio dos indicadores de segurança que gestores analisam e verificam as certificações exigidas, medidas de segurança, e normas nacionais e internacionais vigentes que necessitam serem adotas e implantadas dentro da empresa o que gera um impacto positivo no ato da entrega do produto final ao cliente.

Os indicadores de qualidade abordados acima permitem a analise de determinados aspectos da realidade de uma empresa e/ou organização, uma vez que é feita observação, analise, e medição dos dados gerados.

Vale ressaltar que os indicadores de qualidade devem se comunicar com as necessidades dos seus clientes assim como os critérios definidos para o sistema de qualidade.

Como utilizar o KPIs na minha empresa e/ou organização e como isso pode ajudar no impulsionamento dos meus resultados?

Os KPIs (indicadores de qualidade) demonstram eficiência ao auxiliar os processos empresariais. Baseados nos resultados obtidos através da análise dos indicadores gestores conseguem enxergar mais precisamente a necessidade de mudança de estratégia, verificando se os resultados apresentados são os esperados.

Englobam os indicadores de qualidade tudo que se referência à eficácia, eficiência, e efetividade dos processos de uma determinada empresa e dos serviços que estão sendo oferecidos ao cliente.

Através dos indicadores são avaliados vários aspectos do negocio fatores como: vendas, índices de rotatividade, rentabilidade e competitividade.

Qualquer negocio que vise um bom desempenho, necessita medir indicadores de qualidade, já que são ferramentas que irão mapear seus processos organizacionais. Uma empresa deve ter uma visão crítica de qualidade do serviço e do produto final que é oferecido e entregue ao cliente, com objetivo de criar melhorias que permitam o avanço, crescimento e o destaque em relação a concorrência

É necessário realizar um acompanhamento dos indicadores de qualidade, ter um plano de ação se caso os dados registrados demonstrem algum desvio do padrão de qualidade desejada ou definida, estabelecer colaboradores responsáveis por essa atividade.

Os indicadores de qualidade fazem com que a busca pela melhoria torne-se algo contínuo dentro de um ciclo virtuoso e positivo dentro de sua empresa.

Então se deseja iniciar esta construção na sua empresa e/ou organização, o Grupo JRB pode lhe ajudar, entre em contato conosco que levaremos a melhor solução!